sexta-feira, 17 de agosto de 2012

Justiça ou Vingança?


Um dia, ao final da Escola Bíblica Dominical, uma aluna procurou o meu marido e lhe fez a seguinte pergunta: Eu fui lesada por uma pessoa em quem confiava, agora, como eu sei que o quê eu quero é justiça ou vingança?
Eu nunca havia pensando a respeito, e esse questionamento que parece tão simples, na verdade é algo muito profundo e complexo. Desde esse dia estou pensando a respeito.
Eu entendo que a vingança consiste em querer retribuir algum dano da mesma forma que foi causado ou com maior intensidade. E que a justiça diz respeito ao desejo de imputação de pena cabível ao responsável por algum mal.
Na vingança queremos determinar, e quando possível até aplicar e/ou participar da aplicação da pena. Quando há justiça confiamos a quem é devida a responsabilidade da punição.
Deus porém é vingador e justo.
O Senhor é vingador porque Ele é quem determina que o homem seja retribuído do mal que fizer segundo a sua vontade, sabendo nós que a sua palavra sustenta a lei da semeadura: “colhe-se o que se planta”. Em Oséias 8:7, lemos o que muitos pensam ser apenas um ditado popular: “Porque semeiam ventos e segarão tormentas”. E cabe somente ao Senhor a vingança: “A mim me pertence a vingança”(Deuteronômio 32:35).
A vingança do Senhor é perpétua, como vemos em Êxodo 20:5, que diz: “...visito a iniquidade dos pais nos filhos até a terceira e quarta geração daqueles que me aborrecem”. Tanto quanto o mau se propague, assim também sua mão o alcança para puni-lo.
A vingança só pode ser justa se proceder de Deus que é reto e justo.
Justiça é querer para meu filho, que matou o filho de outra pessoa, a mesma pena que acredito merecer aquele que matou um filho meu. Somos tão partidários como assumiu obviamente Getúlio Vargas certa feita: “Ao meus amigos tudo! Ao meus inimigos a lei”.
Deus é justo! Ele olha a causa de cada um, e julga com equidade, considerando tanto os bons quanto os maus caminhos que escolhemos. Em Romanos 12:17-21, Paulo nos exorta a não nos movermos por sentimentos de vingança, e retribuir com bem o mal que nos é feito, pois o Senhor é que retribuirá com vingança ao opressor. Em Hebreus 10:30, o autor repete a mesma frase e acrescenta: “O Senhor julgará ao seu povo”. Então não cabe a nós mirabolantes planos de vingança.
Ainda que somente em Deus haja plena justiça, Ele instituiu autoridades sobre nós, as quais legislam e executam suas leis. Sua palavra nos ordena que nos sujeitemos às autoridades e não temamos aos magistrados se fizermos o bem, mas se fizermos o mal, ele é ministro de Deus, vingador, que traz a espada para castigar o que o pratica(Romanos 13:3-4).
Na sua vingança Deus é justo! Veja a lei dada ao povo de Israel por intermédio de Moisés em Êxodo 21:23-24: “Mas se houver dano grave, então darás vida por vida, olho por olho, dente por dente, mão por mão, pé por pé”. A vingança de Deus é justiça.
O importante é que sempre que nos entristecermos por ver a impunidade, nos lembrarmos de Deuteronômio 32:35, que vem: “...a retribuição a seu tempo...”, pois assim como Deus se lembra daqueles a quem prometeu vingança como Jezabel(I Reis 21:23, II Reis 9:30-37), Ele não esquece daqueles a quem prometeu justiça como Davi e Acabe(I Reis 2:3-4; 11:33-36;  21:25-29).
Desde esse Domingo eu fico pensando sobre os males que me foram causados, ou aos que eu amo - que é como se fossem em mim mesma -, e passei a me perguntar com frequência: “Senhor, o que quero hoje é justiça ou vingança?”
É que eu queria que houvesse um remédio imediato para dor que eu sinto, ou uma receita para curar minha ferida instantaneamente. Penso que talvez resolveria apertar um botão e deletar tudo que houve ou que rebobinasse o tempo e eu pudesse evitar os fatos. Mas eu sei que não há. E a verdade é que a maior dor que eu posso sentir é a da injustiça. Pois somente a justiça me tiraria o gosto amargo da impunidade que tenho que engolir. Mas peço a Deus, que se houver desejo em mim de tripudiar sobre ela, então que essa aconteça, mas que eu não a veja. Pois a certeza que carrego é que haverá justiça, a seu tempo, o tempo certo.
Meu desejo a você que lê esse texto é que haja justiça pra ti e que Deus o vingue! E aos que desejam vingança: Justiça!

Brunna Stefanya Leal Lima Cabral
 
Caso deseje citar integral ou parcialmente este texto, favor citar a autora e a fonte, exceções conceituam-se plágio.

Leia Também: O Dia em Que Deus Desistiu de Uma Criança


Gostou do Texto? Não gostou? Tem alguma crítica ou sugestão?       
Não deixe de votar abaixo expondo seu nível de satisfação com o texto.              
Deixe também seu comentário! Sua opinião é muito importante para que eu continue escrevendo, e é uma grande motivadora. 
Obrigada!

4 comentários:

  1. seu texto é precioso... hoje ouvi uma frase sobre vigança em um filme que estava vendo - vingança é o sofrimento em estado lendo, preguiçoso - parabens lamarque

    ResponderExcluir
  2. Adorei o texto!!!
    É pena que muita gente procura em caso de mortes familiares, uma justiça capitalista, achando assim, que o dinheiro aliviaria qualquer tipo de sofrimento ou morte. Temos que saber quando é justiça e quando é vingança. Parabéns!!!

    ResponderExcluir

Obrigada pelo seu comentário!
Que Deus lhe abençõe!!!

Direitos Reservados

MyFreeCopyright.com Registered & Protected
Plágio é Crime! Gostou? Quer usar o texto inteiro ou parcialmente? Peça autorização!

Agregadores

Tecnogospel: Os melhores links evangélicos Tedioso: Os melhores links agrega dicas maislinks Pop Blogs: O melhor da Web está aqui Links - Amigo De Cristo

Origem do Público desde 22 de Agosto de 2.012