quinta-feira, 29 de novembro de 2012

Jesus e as Mulheres



A vida terrena de Jesus teve o brilho da presença delas.
É fato que Ele não precisava delas e nem ninguém pra que sua vida e morte fizesse resplandecer sua luz sobre a humanidade, mas que a presença delas na sua história merece destaque, ah, isso merece!
Vivemos em tempos pós-modernos e lutas por direitos iguais, e com isso o crescimento do movimento feminista. Mas afinal, como mulher, eu pergunto para as mulheres de hoje, o que elas realmente querem?
Na sociedade judaica contemporânea elas não tinham muito valor, e muito menos algum reconhecimento. Recebiam o demérito pelo que não podiam fazer, e nunca o mérito pelo que podiam.
Isso ainda acontece em países do Oriente Médio e outras partes isoladas do mundo, porém, assim como na vida de Jesus, ainda hoje, mesmo que caladas suas vozes, sua presença é marcante, ainda que ignorada.
Na genealogia de Jesus, no evangelho de Mateus(capítulo 1) elas já se fazem presente. As mulheres não eram citadas nas genealogias, salvo raras exceções para distinguir nomes iguais e outras bem específicas. No entanto a de Jesus se distingue nessa característica. Ela traz quatro mulheres: a prostituta(Raabe - Mateus 1:5), a viúva que se casou com o homem que deveria se casar com sua sogra(Rute - Mateus 1:5), a adúltera(Bateseba - Mateus 1:6) e a virgem solteira(Maria - Mateus 1:16).
Durante seu ministério também elas sempre foram bem representadas. Foi numa mulher que Jesus encontrou tamanha fé que apenas tocara em suas vestes para que fosse curada(Mateus 9:19-22). Foi também uma mulher que recebendo um não de Jesus insistiu e se humilhou dizendo-lhe que se contentava com as migalhas(Marcos 7:24-30). Jesus também redimiu uma mulher que  acusada de adultério levaria sozinha a culpa pelo seu pecado(João 8:1-11). Quebrando os paradigmas humanos e seguindo à luz do evangelho, falando à uma mulher, Jesus desprezou a rivalidade entre Judeus e Samaritanos(João 4:1-30). Derramado sobre seus pés o bálsamo do vaso de alabastro que uma mulher quebrara, Jesus disse que onde quer que fosse pregado o evangelho, seria também contado o que ela fez(Mateus 26-6). Quando Jesus morreu elas estavam lá(Mateus 27:55-56), depois que morreu também(Mateus 27:60-61), e quando ressuscitou foi à elas que ele apareceu primeiro(Mateus 28:9-10).
Apesar das piadinhas que são feitas a respeito da aparição de Jesus às mulheres e a ordem de que anunciassem sua ressureição, a realidade é que nenhum dos homens que o seguia estava lá. Mas Jesus sabia que elas estavam ali, mesmo crendo que Ele estava morto por causa do seu amor e fidelidade à Ele, e portanto, de quem provinha tamanha fidelidade, Jesus creditou sua confiança na obediência.
 Não dá pra imaginar naquele contexto social, Jesus sentado com um grupo exclusivo de mulheres, mas elas sempre estiveram lá, e sutilmente ficaram registradas na história sem precisarem fazer estardalhaços, protestos seminuas, panelaços, e nada do tipo. O que marcou foi sua presença advinda de sua fé, fidelidade e compromisso nos bons e maus momentos, que com certeza trouxeram mais beleza à história.
É dessas mulheres que me orgulho, as que mesmo consideradas indignas por muitos de estarem ali, ainda estavam. As que creram na mensagem mesmo diante do túmulo Daquele que pregava a vida eterna. São as que não se preocuparam de não ter seu papel equiparado ao do homem. Essas que souberam se distinguir na sociedade com a suavidade da sua presença, desprezando a necessidade do reconhecimento, e se contentando com seu simples e complexo “ser mulher”.
E se a pergunta é o que as mulheres querem, eu sei que não quero os mesmos direitos dos homens, porque Deus nos fez diferentes. Eu quero o direito de ser Mulher, com todas as letras e com muito orgulho, e assim servir a Jesus.

Brunna Stefanya Leal Lima Cabral
 
Caso deseje citar integral ou parcialmente este texto, favor citar a autora e a fonte, exceções conceituam-se plágio.
 
Leia também: Sede Nunca Mais

Gostou do Texto? Não gostou? Tem alguma crítica ou sugestão?       
Não deixe de votar abaixo expondo seu nível de satisfação com o texto.     
Deixe também seu comentário! Sua opinião é muito importante para que eu continue escrevendo, e é uma grande motivadora. 
Obrigada! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pelo seu comentário!
Que Deus lhe abençõe!!!

Direitos Reservados

MyFreeCopyright.com Registered & Protected
Plágio é Crime! Gostou? Quer usar o texto inteiro ou parcialmente? Peça autorização!

Agregadores

Tecnogospel: Os melhores links evangélicos Tedioso: Os melhores links agrega dicas maislinks Pop Blogs: O melhor da Web está aqui Links - Amigo De Cristo

Origem do Público desde 22 de Agosto de 2.012