quinta-feira, 4 de abril de 2013

Mordendo Cachorros




Se defender atacando, talvez funcione no reino do futebol, mas nos relacionamentos, talvez seja a arma mais egoísta e até perversa que pode existir.
Apontar nos outros os mesmos erros nossos ou outros piores não nos torna menos culpados pelo nossos.
É bem verdade que como homens pecadores que somos, muitas vezes nos sentimos aliviados pela solidariedade na culpa. É como pensar que não estamos sozinhos, e isso nos traz um certo conforto: “não sou só eu”.
Outra verdade também é que com pouquíssimas exceções nos sentimos bem em acusar os outros e encontrar culpados para nossas atitudes reprováveis.  Como se a culpa alheia isentasse nos da nossa própria culpa, sendo nós mesmos responsáveis por cada um de nossos atos.
Um erro não justifica outro, mas com certeza um erro leva a outro se não nos conscientizarmos de nossos passos errantes e endireitarmos nossos caminhos.
Uma metáfora que eu utilizo comumente é que “não é porque o cachorro me morde que eu vou morder o cachorro”. Pois é assim que agimos, revidamos mesmo que não sejamos inocentes, e quando somos realmente, acabamos sujando nossas mãos e deixando de ser. Pois, revidar uma afronta ou ofensa com a mesma atitude nos torna tão repugnáveis quanto nosso ofensor ou mais, quando sua atitude é dada à sua mera ignorância, assim como o cachorro morde em sua irracionalidade.
O apóstolo Paulo, escrevendo aos Romanos adverte-nos: Portanto, és inescusável quando julgas, ó homem, quem quer que sejas, porque te condenas a ti mesmo naquilo em que julgas a outro; pois tu, que julgas, fazes o mesmo. E bem sabemos que o juízo de Deus é segundo a verdade sobre os que tais coisas fazem. E tu, ó homem, que julgas os que fazem tais coisas, cuidas que, fazendo-as tu, escaparás ao juízo de Deus?(Romanos 2:1-3)
Nós, os que conhecemos a palavra de Deus, temos esse grande peso de responsabilidade, que conhecendo a verdade, não podemos ignorá-la, portanto se nos desviamos dela somos culpados inescusáveis, e obedecendo-a somos guiados pela verdade que nos liberta(João 8:32).
Portanto, quanto mais se morde cachorros, mais habitual se tornará mordê-los e então chegará o tempo em que não será mais possível distinguir quem é cachorro e quem não é, pois já nos fizemos iguais a ele.
Que nossa atitude seja sempre de humildade diante de nossos erros, de responsabilidade mediante nossas culpas e de brandura mediante as ofensas para que ao invés de mordermos cachorros, fechemos sua boca, afinal nós sempre poderemos ser melhores que o cachorro, não importa o quanto doa a mordida, que nunca sejamos iguais a ele.

Brunna Stefanya Leal Lima Cabral

Caso deseje citar integral ou parcialmente este texto, favor citar a autora e a fonte, exceções conceituam-se plágio.


Gostou do Texto? Não gostou? Tem alguma crítica ou sugestão?       
Não deixe de votar abaixo expondo seu nível de satisfação com o texto.     
Deixe também seu comentário! Sua opinião é muito importante para que eu continue escrevendo, e é uma grande motivadora. 
Obrigada! 

2 comentários:

  1. Entre mordidas alheias e coceiras na consciência,
    é melhor sempre largar o osso do que voltar com o rabo entre as pernas...
    Adorei a metáfora.
    Abraço!

    ResponderExcluir

Obrigada pelo seu comentário!
Que Deus lhe abençõe!!!

Direitos Reservados

MyFreeCopyright.com Registered & Protected
Plágio é Crime! Gostou? Quer usar o texto inteiro ou parcialmente? Peça autorização!

Agregadores

Tecnogospel: Os melhores links evangélicos Tedioso: Os melhores links agrega dicas maislinks Pop Blogs: O melhor da Web está aqui Links - Amigo De Cristo

Origem do Público desde 22 de Agosto de 2.012